POGame se trata de um jogo a ser desenvolvido pela turma 475 do ensino médio, integrado com técnico de informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus São Paulo (Ifsp) durante os semestres do ano de 2014 para a disciplina de PDS. Foi requisitado que os alunos do curso criassem uma aplicação até o terceiro bimestre do ano de 2014 utilizando java e assim surgiu a proposta do jogo POGame. O nome do deriva da sigla "POG" que significa "Programação Orientada a Ganbiarra" e foi atribuído em função da temática de programação que acerca o game.


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Conclusão do 2 Bimestre de Trabalho


Foi concluído o segundo bimestre de trabalhos do POGame. Com isso o POGame versão beta também já está pronto. Em sua versão beta o POGame já é completamente funcional tanto mecânica quanto visualmente. O jogador já pode selecionar entre os três níveis de dificuldade, escolher 1 dos três personagens e jogar o jogo completamente como o mesmo foi descrito. 

Como cada nível se refere a uma linguagem de programação distinta, cada código têm um formato próprio: o simbolo da linguagem que representa feito com imagens binárias e animado. Ao se pegar cada item um som característico é emitido para o mesmo. As variáveis de tempo e pontuação foram introduzidas e já estão visualmente presentes. Os planos de fundo e as personagens receberam suas animações em loop e o personagem escolhido aparece no menu de jogo.

Para resumir a seguinte foto representa o atual estado da versão beta do POGame:



Realizando um resumo do que cada individuo desenvolveu nesse segundo bimestre de desenvolvimento temos

Daniel: O membro do grupo o qual realizou a maior parte da programação. Foi responsável por  construir a mecânica básica do jogo: criação e movimentação do personagem, como os itens funcionam, como são gerados e em que frequência, estrutura dos diferentes níveis, algoritmos da pontuação e do tempo, conserto de bugs relacionados aos mesmos, etc.

Henry: Auxiliou Daniel no desenvolvimento da mecânica como um todo, dividindo tarefas com o mesmo. Foi responsável também pela implementação das músicas e dos outros sons do jogo.

Ygor: Encarregado da documentação e da produção de telas. Foi o responsável por criar as telas e os botões das mesmas, bem como a lógica de passagem de informações entre elas. Também está monitorando os bugs da versão android e teve grande papel na lógica por traz do carregamento dos elementos de cada nível.

Vitor: Foi essencialmente responsável pela parte gráfica e sua implementação dentro do POGame: criou todas as imagens referentes aos itens, personagens e menus e os colocou dentro do jogo. Também foi responsável por implementar a lógica das animações dos personagens e backgrounds.


Os próximos passos de desenvolvimento do projeto envolvem principalmente: Conserto de bugs referentes a memória, desenvolvimento de banco de dados para guardar pontuações, desenvolvimento de sistema de proezas (as quais o jogador pode desbloquear a medida que joga), desenvolvimento de uma loja de itens e possivelmente um novo modo de jogo.


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