POGame se trata de um jogo a ser desenvolvido pela turma 475 do ensino médio, integrado com técnico de informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus São Paulo (Ifsp) durante os semestres do ano de 2014 para a disciplina de PDS. Foi requisitado que os alunos do curso criassem uma aplicação até o terceiro bimestre do ano de 2014 utilizando java e assim surgiu a proposta do jogo POGame. O nome do deriva da sigla "POG" que significa "Programação Orientada a Ganbiarra" e foi atribuído em função da temática de programação que acerca o game.


terça-feira, 11 de março de 2014

Jogo 2D, mas com aparência 3D


Uma proposta interessante a ser adicionada para o POGame se trata de tentar simular um ambiente 3D em um jogo 2D. A ideia se trata basicamente de utilizar a ferramenta Source Filmmaker para gerar animações e cenários que possam ser importados como elementos 2D a serem usados dentro do jogo.

A Source Filmmaker (SFM) é uma ferramenta construída pela empresa norte-americana de jogos eletrônicos Valve para possibilitar a criação de animações dentro do motor de jogo Source. Essencialmente é uma ferramenta que permite a integração de elementos dentro de um jogo com elementos de animação, permitindo a seu usuário criar filmes e videos de maneira eficiente.

Assim a proposta se trata de utilizar elementos da SFM para gerar animações e cenários que seriam importados como imagens para dentro do jogo. A vista do usuário estas dariam a impressão de este se encontrar em um mundo tridimensional, quando na realidade é apenas um mundo bidimensional.

Com relação as políticas de uso, a SFM pode ser incluída sem maiores problemas dentro do desenvolvimento do POGame uma vez que é uma ferramenta gratuita. Vários elementos a serem usados dentro do jogo se tratam de personagens e mapas usados em jogos da própria Valve, o que poderia gerar um problema de direitos autorais, no entanto a política de uso da SFM garante que o usuário da ferramenta possa utilizar todos esses elementos em suas animações para filmes, jogos, etc, desde que tais não tenham fins comerciais, sejam disponibilizados gratuitamente e obviamente que os direitos autorais sejam propriamente atribuídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário