POGame se trata de um jogo a ser desenvolvido pela turma 475 do ensino médio, integrado com técnico de informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus São Paulo (Ifsp) durante os semestres do ano de 2014 para a disciplina de PDS. Foi requisitado que os alunos do curso criassem uma aplicação até o terceiro bimestre do ano de 2014 utilizando java e assim surgiu a proposta do jogo POGame. O nome do deriva da sigla "POG" que significa "Programação Orientada a Ganbiarra" e foi atribuído em função da temática de programação que acerca o game.


segunda-feira, 10 de março de 2014

Proposta Inicial do Jogo

O POGame tem a proposta de ser um jogo com temática de programação do tipo: "faça a maior quantidade de pontos que puder". A ideia principal consiste em construir um jogo no estilo "Game & Watchs" da empresa Nintendo, no qual o jogador deve se concentrar em pegar e desviar de itens que estão caindo, fazendo com que cada item pego acrescente a sua pontuação.

Como já foi dito o POGame apresenta um enredo de programação. A ideia principal do game é fazer com que o jogador controle um programador, podendo move-lo lateralmente. Do topo da tela certos itens cairão e o jogador terá a missão de coletar ou desviar de certos destes itens. Para o conceito inicial do game, foi pensado em fazer com que o jogador colete pedaços de código (código de programação) e tenha que desviar de erros. 

O jogo seria medido na base do tempo: ao iniciar um nível o jogador teria um tempo de jogo que iria decaindo aos poucos. Ao coletar um pedaço de código, uma pequena fração seria adicionada ao tempo e a pontuação do jogador iria subir, no entanto, ao coletar um erro o jogador perderia uma quantidade significativa de tempo. Quando o tempo acabasse o jogo terminaria e a pontuação do jogador seria computada e guardada. Mais itens deverão ser acrescentados a ideia do jogo futuramente.

Esse modo de jogo tenta fazer uma analogia ao processo de programação, ao conseguir construir o código o programador vai cumprindo seu cronograma e progredindo na construção de um programa. Entretanto ao se deparar com um erro, ele perde tempo e caminha cada vez mais perto para falhar em "cumprir seu cronograma". No jogo propriamente dito não haverá um ponto em que o programador irá finalizar seu projeto, ele apenas testa quanto o programador consegue se manter em ordem com o cronograma de seu trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário